quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mantendo a história viva!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Durante seu longo período de inatividade, o VOCEM só não foi esquecido devido ao amor incondicional de seus torcedores. Entre eles está o treinador Fernando Santos, que durante os últimos dez anos se destacou pelo trabalho realizado nas categorias de base do clube.

A relação de Fernando com o Esquadrão da Fé começou ainda na década de 80, graças a uma tia que cuidava da roupa do time. Então garoto, ele se acostumou a ajudar o mordomo da equipe, Felipe Rodrigues Veloso, nos afazeres diários. Os vestiários se tornaram um ambiente comum, fosse para engraxar as chuteiras dos atletas ou entrar em campo como um dos mascotes.

Anos mais tarde Felipe assumiria a função de treinador nas categorias de base do VOCEM, proporcionando a Fernando uma chance de defender a camisa bordô e branca como jogador. Neste mesmo ano, o clube mariano enfrentaria o Palmeiras em um duelo de juniores. Pelo VOCEM jogavam figuras como Marlon Galiano e Marco Antonio "Marreta", que atualmente continuam ligados a equipe. No Palmeiras estavam nomes como o goleiro Marcos e o volante Amaral, que anos mais tarde chegariam a seleção brasileira.

Elenco campeão da Copa Mercosul em 2010
Ainda jovem, Fernando trocou os campos pela área técnica, assumindo a função de treinador. Sempre atualizado, participou de diversos cursos com profissionais extraclasse, como o Footecon (evento idealizado por Carlos Alberto Parreira). A preocupação com a carreira fez com que ele rapidamente se destacasse entre os demais, ganhando uma chance de comandar as categorias de base do VOCEM ao lado de profissionais competentes, como o professor João Carlos Corina.

Um dos pontos altos desse trabalho veio em 2010, quando os pupilos de Fernandinho faturaram o título da Copa Mercosul, um dos principais torneios da categoria. Nessa competição estava o lateral-esquerdo João Pedro, que rodou por grandes times do país e hoje treina com o elenco mariano enquanto aguarda uma transferência internacional. Quem também trabalhou com o treinador nos tempos de garoto foi o meio-campista Diego Volpini, que integra o elenco profissional do VOCEM na atual temporada.

Em um rápido bate-papo com o nosso canal oficial, Fernando Santos fala um pouco mais sobre essas experiências e também sobre sua relação de amor com o Esquadrão da Fé. Confira!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: