sábado, 10 de maio de 2014

Presidente Prudente 0x4 VOCEM: O sorriso está de volta!

Na primeiro jogo do técnico Itamar Bernardes, Esquadrão da Fé quebra a invencibilidade do PPFC no Prudentão em uma das melhores atuações da temporada
Diego Volpini celebra seu primeiro gol da partida
Após três tropeços consecutivos, o VOCEM finalmente se reencontrou no Campeonato Paulista da Segunda Divisão com uma vitória sobre o Presidente Prudente FC. E que vitória! Na estréia de Itamar Bernardes, o clube mariano foi responsável pelo primeiro revés do Tricolor da Vila Industrial enquanto anfitrião, estabelecendo uma sonora goleada de 4x0 em pleno Prudentão.

Destaque para o meio-campista Diego Volpini, que comemorou aniversário e se tornou pai durante a última quarta-feira, coroando uma semana especial ao marcar duas vezes na partida. O estreante Gabriel e o volante Thiaguinho complementaram o placar com belos gols, deixando o Esquadrão da Fé na vice-liderança de sua chave. Agora, com três jogos consecutivos em Assis, o desafio vocemista será fazer valer o fator casa para encaminhar sua classificação já nas próximas rodadas.

O jogo

Assumindo o comando do VOCEM no confronto de Presidente Prudente, o treinador Itamar Bernardes mudou definitivamente a cara da do time. Uma das primeiras medidas foi notada pelos torcedores já na entrada do gramado: de calções brancos, o clube resgatou suas origens, utilizando a composição mais popular de sua vestimenta. Os supersticiosos obviamente se apegaram ao fato, mas nem assim foi possível ignorar os méritos de Itamar na composição tática do time.

Itamar não foi só sorrisos
Com um esquema que transitava do 4-3-1-2 para o 3-5-2, os vocemistas apresentaram grande rendimento graças a versatilidade de Rafael Santos (que atuou como um líbero) e do capitão Tiago Soller. No gol Altenir envergava novamente a camisa 1, enquanto Bruno herdou uma vaga no miolo central. Pelo meio Volpini voltava a figurar entre os 11 iniciais, assim como Marcelinho Dias, que reestreava com a camisa bordô e branca. Outra novidade era a dupla de ataque composta por Almir e Gabriel.

Demonstrando coragem, o Esquadrão da Fé não perdeu tempo em tomar a iniciativa, partindo para cima dos rivais desde os primeiros minutos. Com liberdade para avançar, os laterais Ivan e Celsinho se destacavam no apoio ao setor ofensivo, enquanto o de meio-campo imprimia maior velocidade nas jogadas. A defesa do PPFC fazia o possível, mas aos 16 minutos, em bela troca de passes entre Marcelinho e Ivan, a bola sobrou limpa para Diego Volpini só empurrar para as redes.

No entanto, o gol não diminuiu o ímpeto dos vocemistas. Inspirado, o time seguiu insistindo com perigosos chutes frontais. O goleiro Charles até fez boa defesa em um petardo de Marcelinho, mas não evitou o segundo tento quando Gabriel, em lance atrapalhado, disparou um tiro certeiro em meio a cinco marcadores rivais. A tarde era mesmo do clube mariano!

Em busca de reação, o técnico Tanaka fez sua primeira alteração com menos de meia hora, lançando Vitor Hugo na vaga de Rogério. Porém, a ausência mais sentida pelo treinador era o meia Marcelinho Barbosa, contratado pelo VOCEM durante a última semana. Sem conseguir liberação para enfrentar seu ex-time, o atleta teve de se contentar em acompanhar a disputa das arquibancadas.

Com mais presença ofensiva os mandantes até criaram oportunidades na reta final do 1º tempo, embora Altenir esbanjasse frieza e segurança sempre que exigido. A resposta vocemista também era perigosa e por muito pouco a equipe não liquidou a fatura antes mesmo do intervalo.

O "predador" Tiago Soller na caça ao adversário
No retorno para etapa complementar o PPFC foi quem começou assustando, mas um acerto de contas com o destino estava previsto no Tonicão. Depois de cair em sua última visita ao estádio com um gol de bola parada surreal aos 49 minutos, o escrete bordô e branco viu o árbitro assinalar uma falta exatamente no mesmo lugar.

Thiaguinho assumiu a cobrança e vingou a torcida bordô e branca com uma pancada incrível de muito longe. Maioria nas arquibancadas, o público de Assis foi ao delírio, mesmo diante do clima hostil cultivado pelos adeptos locais.

Mas nem tudo eram flores. Em lance pela esquerda aos 15 minutos, Celsinho levou a pior em uma dividida e deixou o campo chorando. Sem um reserva para a lateral-esquerda, a comissão técnica foi obrigada a improvisar com Lucas Santos. Logo na sequência foi a vez de Johnny Dias ganhar uma chance de Itamar, estreando pelo VOCEM no lugar de Almir.

E o atacante poderia ter marcado já em seu primeiro lance pelo clube mariano caso não tivesse se atrapalhado para dominar um cruzamento rasteiro. A jogada ao menos originou o escanteio em que Diego Volpini se antecipou a marcação para garantir de cabeça seu segundo tento na peleja. A goleada estava sacramentada!

Itamar Bernardes só não gostou quando Ivan recebeu o segundo cartão amarelo por atrapalhar o reinicio da partida, deixando o time com 10 jogadores aos 34 minutos. Buscando administrar o resultado, o treinador investiu sua última alteração em Thiago Amaral, que passou a ditar o ritmo do meio-campo com um estilo de jogo mais cadenciado. Foi nesse toque de bola que o Esquadrão da Fé conduziu a partida até o fim, encerrando um incômodo jejum de vitórias que perdurava desde a 2ª rodada.

Ficha Técnica:

Presidente Prudente FC 0x4 VOCEM

Local: Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão); Arbitragem: Eduardo Pereira de Araújo (Árbitro), Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (Assistente 1), Rafael de Souza Penatte (Assistente 2), Givaldo Alves dos Santos (Quarto Árbitro); Gols: Diego Volpini aos 16' e Gabriel aos 23 minutos do 1º tempo; Thiaguinho aos 5' e Diego Volpini aos 26 minutos do 2º tempo; Cartões Amarelos: Zé Luis e Alagoas (Presidente Prudente FC); Ivan (VOCEM); Expulsão: Ivan.
PPFC: Charles; Fernando, Josenilton, Jadson, Rafael; Alagoas (Murilo depois Paulo César), Lucas, Alex, Rogério (Vitor Hugo); Zé Luis e Vágner. Técnico: Jaizon Zermiani "Tanaka".
VOCEM: Altenir; Ivan, Bruno, Rafael Santos, Celsinho (Lucas Santos); Tiago Soller, Thiaguinho, Diego Volpini; Marcelinho; Almir (Johnny Dias) e Gabriel (Thiago Amaral). Técnico: Itamar Bernardes.

Assista aos melhores momentos da partida:


Próximo confronto:

Depois de reencontrar com a vitória, o VOCEM agora tem a chance de jogar três partidas seguidas em Assis. E o apoio do torcedor mariano será fundamental nesse sentido. O próximo desafio será no domingo (18/05), às 10h00, diante do Bandeirante. Embora tenha sido derrotada em casa por 2x0 no primeiro encontro com o escrete bordô e branco nessa Segundona, duelo onde o ex-treinador Buião sofreu injúrias raciais, a equipe de Birigui se deu bem na última vez em que esteve no Tonicão, batendo o Assisense também por 2x0.

Fotos: Mauro Lima
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: