sexta-feira, 23 de maio de 2014

VOCEM resgata suas origens durante os treinamentos da semana

Itamar: o quarto em pé, da esquerda para direita
Os atletas do Vila Operária Clube Esporte Mariano tiveram uma rotina diferenciada ao longo da última semana. Durante os treinamentos visando o próximo compromisso na disputa estadual, o Esquadrão da Fé optou pela utilização dos estádios Dr. Adhemar de Barros e Marcelino de Souza, que no passado abrigavam as partidas da equipe.

Atualmente integrando a comissão técnica, figuras como o treinador Itamar Bernardes ou o preparador de goleiros Mário César de Oliveira recordaram com saudosismo dos tempos em que ainda jogavam pelo clube mariano. "Foi uma época marcante porque tínhamos um time muito unido. A torcida era presença maciça no campo da Ferroviária e juntos acabamos escrevendo uma história muito bonita por aqui", relembrou Itamar, que fazia parte do plantel vocemista no Campeonato Paulista da 2º Divisão (atual A-2) em 1984.

Com diversas passagens pelo time bordô e branco, Marinho também enfrentou a equipe enquanto rival. Curiosamente, era ele o goleiro do Dracena na partida que marcou a estréia do VOCEM no futebol profissional.

Marinho: o sexto em pé, da esquerda para direita
"O estádio Marcelino era um verdadeiro alçapão. Os torcedores se aglomeravam nas arquibancadas de madeira, nos muros e nas árvores ao redor do campo. Era preciso ter muito sangue frio para suportar aquela pressão", atestou.

Marinho também recorda com bom humor de um dos tentos sofridos naquele duelo de 1978: "Muita gente lembra que o gol do Paulo Cuca foi o primeiro na história do clube, mas a verdade é que ele estava impedido naquele lance", se diverte o ex-goleiro.

Em sua passagem pelos antigos estádios, o elenco profissional do Esquadrão da Fé também foi um atrativo para os jovens que atuam nas divisões de base da equipe. Isso porque o plantel sub-20 treina no Dr. Adhemar de Barros sob a supervisão do técnico João Carlos Corina, enquanto o professor Fernando Santos utiliza o Marcelino de Souza para desenvolver suas atividades na Autarquia Municipal de Esportes (onde estão muitos dos meninos que fazem parte das escolinhas do VOCEM).

No entanto, o clima de tranquilidade vivenciado ao longo dos últimos dias não tirou o foco do clube mariano. Em busca da classificação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, Itamar Bernardes fez vários testes em seu time titular. O único desfalque confirmado para o próximo compromisso é o volante Thiaguinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Durante essa semana, em entrevista ao site da Federação Paulista de Futebol, o presidente vocemista Edson de Lima Fiúza fez questão de ressaltar o adversário: "Respeitamos muito a equipe do Assisense, pois eles se prepararam por mais tempo para esta competição. Além disso, venceram o primeiro jogo e, por isso, podem ser considerados favoritos para este”, declarou.

Contudo, quem acompanhou os treinamentos nos últimos dias garante que o grupo de jogadores está bastante empenhado na missão de encerrar o jejum de vitórias no Tonicão, que já dura três partidas. O torcedor mariano só espera que essa escrita seja quebrada no clássico municipal deste domingo.

Fotos: Arquivo Pessoal
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: