segunda-feira, 9 de junho de 2014

Osvaldo Cruz 2x2 VOCEM: Seguindo em frente

Jogando fora de casa Esquadrão da Fé sai atrás do placar, consegue a virada, mas acaba cedendo o empate ao Azulão; Resultado garante ambas as equipes na 2ª fase
Empate fora de casa garantiu a classificação vocemista
Após sofrer uma derrota em casa contra o Grêmio Prudente, desperdiçando a chance de confirmar sua classificação antecipada no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o VOCEM viajou até Osvaldo Cruz para encarar os donos da casa no desfecho da 1ª fase estadual. A pressão pelo resultado era evidente em ambos os lados, tornando o duelo no estádio Breno Ribeiro do Val ainda mais intenso. 

Em um embate recheado de reviravoltas, o escrete bordô e branco demonstrou personalidade, revertendo o prejuízo no placar após largar em desvantagem. Nem mesmo o empate no desfecho do confronto foi capaz de desanimar o Esquadrão da Fé, que se garantiu na próxima etapa da competição no 3º lugar de sua chave.

O jogo:

Como se não bastassem as suspensões do zagueiro Rafael Santos e dos volantes Tiago Soller e Lucas Santos, o técnico Itamar Bernardes ainda precisou se virar para escalar sua defesa sem o lateral Celsinho e o meio-campista Severo, ambos lesionados. A solução encontrada foi armar um 3-5-2 com as estréias de Almir Santos e Wesley no miolo central, além de Iury Nunes na cabeça-de-área. No setor ofensivo Marcelinho Dias e Marcão retornaram ao banco de reservas, cedendo lugar à Johnny Dias e Gabriel.

Em princípio a partida se manteve truncada, com as equipes criando muito pouco em campo. Apesar dos mandantes possuírem maior volume de jogo, o time comandado por Lucas Oliveira não conseguia superar a marcação vocemista. A primeira brecha ocorreu aos 15 minutos, quando Diego Volpini se complicou ao tentar sair jogando e terminou armando o contragolpe osvaldo-cruzense. Após boa triangulação, Jhonny recebeu dentro da área e finalizou com frieza para inaugurar a contagem.

Iury Nunes teve trabalho na marcação
Em desvantagem, o clube mariano saiu para o jogo em busca do empate e aos poucos foi ganhando terreno. Aos 25, em bola alçada na área, Almir Santos subiu de cabeça, mas foi Adinan quem acabou marcando contra o próprio patrimônio. Um tento que calou a animada torcida local e recolocou o VOCEM na briga.

Chamando a responsabilidade, a dupla Dodô e Jhonny tentou mudar o rumo do confronto, esbarrando em mais uma atuação segura de Altenir. Primeiro o camisa 10 fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Jhonny, porém, o goleiro mariano apareceu para fazer ótima defesa. Posteriormente, Dodô fez ótima jogada pela direita e chutou de fora da área para nova intervenção de Altenir. Apesar da blitz no campo adversário, o Osvaldo Cruz não conseguiu converter as oportunidades em gol.

Assim como fez nos últimos jogos, Itamar Bernardes mexeu em sua equipe já no intervalo, sacando Johnny Dias para a entrada de Marcelinho Barbosa. E a mudança trouxe sorte: já nos primeiros instantes o zagueiro Marco Antônio derrubou Thiago Amaral dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Tatíco cobrou com personalidade no canto direito de Otávio e garantiu a virada ao Esquadrão da Fé.

No prejuízo, o técnico Lucas Oliveira também mudou buscando a reação: Alef entrou bem na partida e incendiou o ataque do Azulão. Em seu primeiro toque na bola ele sofreu falta na entra da área. Dodô cobrou com categoria, mas o goleiro Altenir se mantinha seguro embaixo dos três paus.

Aos 19, após boa jogada, Jhonny arriscou de longe com perigo. Na sequência Alef fez ótima jogada pela direita, driblando dois marcadores, mas parou em nova intervenção do camisa 1 vocemista. Outro suplente que também se destacava era Marcelinho Barbosa. Com boas arrancadas para cima da defesa, o meia-atacante brilhava em lances individuais, pecando apenas nas finalizações.

Faltando pouco mais de 15 minutos para o término da etapa complementar uma jogada polêmica levantou a torcida local: após tentativa do Osvaldo Cruz, a arbitragem entendeu uma bola na mão de Thiago Amaral como pênalti. Jhonny assumiu a cobrança e chegou ao seu sexto gol no torneio.

Esquadrão da Fé voltou a mostrar força longe de casa
Sem desistir, o VOCEM reassumiu o controle das ações ofensivas. Em lançamento de Tatíco, o Esquadrão da Fé só não marcou no toque sutil de Marcelinho Barbosa porque Otávio operou um verdadeiro milagre no estádio Breno Ribeiro do Val. Três minutos depois foi a vez de Alef cobrar falta de longa distância para mais uma defesa de Altenir.

Prejudicado pelas questões físicas (Almir Santos sentiu cãibras e Thiago Amaral saiu com suspeita de fratura), a comissão técnica bordô e branca precisou recorrer a Thiaginho e Marcelinho Dias, obrigando Iury a ser deslocado para zaga e Tatíco a jogar improvisado na ala-esquerda. Com garra, o Esquadrão da Fé seguiu lutando e voltou a assustar em tiro de Marcelinho Barbosa. O Azulão respondeu na sequência em chute de Alef, mas também não conseguiu alterar o placar.

O empate após o apito final também deixou VOCEM e Osvaldo Cruz em igualdade na tabela, terminando a primeira fase com 14 pontos. Em vantagem no saldo de gols, o Esquadrão da Fé acabou na 3ª colocação, garantindo classificação direta à próxima etapa. Entre os melhores clubes garantidos pelo índice técnico, o Azulão ainda será julgado pela escalação de um jogador irregular, correndo o risco de perder sua vaga no tapetão.

Ficha Técnica:

VOCEM 0x2 Grêmio Prudente

Local: Estádio Breno Ribeiro do Val (Osvaldo Cruz); Arbitragem: José Cláudio Calógero (Árbitro), Vicente Romano Neto (Assistente 1), Marcelo Zamian de Barros (Assistente 2), Rafael Emilio Acerra (Quarto Árbitro); Gols: Jhonny aos 15' e Adinan (contra) aos 24 minutos do 1º tempo; Tatíco aos 2' e Jhonny aos 29 minutos do 2º tempo; Cartões Amarelos: Marcos Antônio (Osvaldo Cruz); Almir Santos, Bruno, Thiaguinho e Thiago Amaral (VOCEM).

VOCEM: Altenir; Bruno, Almir Santos (Thiaguinho), Wesley; Ivan, Iury Nunes, Diego Volpini, Tatíco, Thiago Amaral (Marcelinho Dias); Johnny Dias (Marcelinho Barbosa) e Gabriel. Técnico: Itamar Bernardes.
Osvaldo Cruz: Otávio; Marcos Antônio, Adinan, William, Marcos Vinicius; Eduardo, José Henrique (Alef), Dodô (Williem "Dunga); Vitinho (Dagoberto), Jhonny e Alan. Técnico: Lucas Oliveira.


Próxima fase:

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela da 2ª fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente à quarta divisão estadual). Dos 39 clubes que iniciaram a competição, 24 continuam lutando por uma das quatro vagas de acesso à Série A-3 do ano que vem.

Na próxima etapa da Segundona, que começa no dia 20 de julho, as equipes foram divididas em seis grupos de quatro times, jogando em turno e returno. O VOCEM estará no Grupo 11, ao lado de Primavera de Indaiatuba, Pirassununguense e Portuguesa Santista. Os dois primeiros colocados de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados avançam para a 3ª fase da competição.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: