quinta-feira, 24 de julho de 2014

MAPA organiza exposição em homenagem ao VOCEM

Foto: www2.assis.unesp.br
O MAPA - Museu de Arte Primitiva de Assis -  inaugurou durante essa semana uma mostra dedicada ao Vila Operária Clube Esporte Mariano, tradicional equipe do futebol assisense que acaba de completar 60 anos de vida. Reunindo vasto acervo em uma sala exclusiva, a exposição narra a trajetória do Esquadrão da Fé desde a sua fundação, revivendo momentos marcantes na história do time bordô e branco.

"Montamos uma sala para circulação do público onde estão expostos 27 painéis, contendo fotos e recortes de jornais antigos que retratam a trajetória do time. A mostra é muito interessante e deve agradar ao público. Vale muito a pena conhecer, tanto a história do VOCEM como as demais obras de nosso acervo", convida Marcos Maroubo, coordenador do museu.

Fundado pelo Padre Aloísio Bellini em 21 de julho de 1954, o “Marianinho” era uma forma de estimular os jovens da comunidade a seguirem o caminho da igreja. Os atletas que não frequentavam a missa, por exemplo, acabavam impedidos de jogar. As cores bordô e branca também foram escolhidas por representarem o vinho e o pão, ou seja, o sangue e o corpo de Cristo.

Após conquistar o bicampeonato amador da cidade, o Vila Operária Clube Esporte Mariano ingressou no profissionalismo em 1978, extrapolando os limites de seu bairro para representar Assis no estadual da modalidade. Desde então foram 20 participações no torneio, incluindo aí a atual temporada, quando o clube retomou suas atividades após 12 anos de inatividade.

A mostra sobre o VOCEM pode ser vista até o dia 30 de agosto. O Museu de Arte Primitiva "José Nazareno Mimessi" fica na Avenida Antonio Zuardi, 895, no interior do Parque Buracão, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h, com entrada gratuita.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: