domingo, 12 de junho de 2016

VOCEM vacila e perde a invencibilidade contra o Grêmio Prudente

(Foto: L.C. Japonês)
Após oito rodadas, com seis vitórias e dois empates acumulados, o VOCEM perdeu a invencibilidade no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, quarto nível do futebol estadual. A primeira derrota aconteceu na tarde de sábado, dia 11 de junho, no estádio municipal Paulo Constantino, em Presidente Prudente. 

Aliás, a invencibilidade começou a cair antes mesmo do primeiro minuto de jogo. Sem sequer tocar na bola, os vocemistas vacilaram e apenas assistiram a troca de passes do Grêmio Prudente até a conclusão perfeita de Gustavo Laguna. Da saída de bola até o balançar da rede, ninguém do Esquadrão da Fé sequer tocou na bola. 

O time mariano pareceu sentir o baque com o gol sofrido. Minutos depois, Stive viu a bola explodir no poste esquerdo em novo ataque prudentino. Mas a partir desse momento, o jogo mudou completamente de cenário. O VOCEM passou a dominar as ações, embora não conseguisse concluir em direção ao gol de Camilo. A maior chance de empate aconteceu aos 44 minutos, quando Foguinho cobrou falta. A bola passou perto do goleiro rival, que apenas observou. 

O segundo tempo continuou sendo controlado pelo time visitante, mas as chances de empate não apareciam. Na única oportunidade, Camilo defendeu um chute de Ítalo. Billy e Ceará, em quem a torcida depositava sua esperança de gols, estavam irreconhecíveis em campo. O atacante não pegou na bola e o meio-campista não produziu nada de eficaz. 

O técnico Paulo César, o PC, decidiu então sacar Victor Hugo e promover a entrada de Edson Negão. Não adiantou muito. Ao receber o segundo cartão amarelo, Caíque, mais uma vez, foi expulso e os vocemistas tiveram de se virar com apenas 10 homens em campo. Foi a segunda expulsão do volante nos últimos três jogos. 

Logo depois, quando anunciou a saída de Dieguinho para a entrada de Guilherme, o Grêmio Prudente soube se aproveitar de uma falha grotesca da zaga mariana para ampliar com o atacante Igor, que acabara de entrar. O VOCEM desmoronou. 

Para piorar ainda mais a situação nos minutos finais, o goleiro Stive, na ânsia de ajudar o ataque, se posicionou na linha do meio-campo e tentou fazer um lançamento. A zaga prudentina interceptou a bola e o atacante Douglas, percebendo o goleiro fora da meta, chutou de longa distância: 3 a 0 e fim de jogo. 

Descontrolado com o resultado, o lateral Ítalo ainda exagerou em uma disputa de bola e foi novamente expulso. Na sua estreia, no mesmo estádio, contra o Presidente Prudente, ele também recebeu cartão vermelho nos minutos finais. 

Foi a primeira derrota em nove jogos, mas o time mariano acusou o golpe. Jogadores saíram cabisbaixos pela forma como o placar foi construído. Os cerca de 30 torcedores de Assis que foram a Presidente Prudente não criticaram os atletas. Preferiram o silêncio, mas não descartam cobranças nos treinamentos durante a semana. Insatisfeita com os desfalques seguidos, a diretoria mariana também não descarta se reunir com o elenco para exigir explicações.

Na derrota em Presidente Prudente, os vocemistas jogaram com: Stive; Ítalo, Alan, Marcos Vinícius e Henrique; Caíque, Victor Hugo, Foguinho e Bruno Ceará; Billy e Dieguinho. Entraram Edson Negão, Guilherme e Rosseto. O time agora volta a jogar no próximo domingo, dia 19, no estádio Tonicão contra o Presidente Prudente. 

Gol de assisense custa a liderança

Como se não bastasse perder a invencibilidade na Segundona, o VOCEM ainda ficou sem a liderança do Grupo 1 ao final da nona rodada do estadual. O gol marcado pelo meio-campista assisense Gabriel Virgulino sobre o Tupã na tarde de domingo, no estádio Leônidas Camarinha, contribuiu para que a Santacruzense assumisse, pela primeira vez, o 1º lugar da chave. Gabriel marcou o segundo gol de sua equipe, que derrotou o Tupã por 3 a 2. Sérgio Mathias e Ednam anotaram os outros dois gols do time do técnico Carlos Alberto Seixas, enquanto Leandro e Zanoni comemoraram para o Tupã.

Com a vitória, a Santacruzense chegou aos 22 pontos, passando o VOCEM, que permanece com 20, caindo para a segunda colocação. O Grêmio Prudente assumiu o terceiro lugar com 17 pontos. O Tupã caiu para a quarta posição, com 16 e passa a ser ameaçado pelo Assisense, que derrotou o Osvaldo Cruz por 2 a 1, chegando aos 11. O Elosport venceu o Presidente Prudente e atingiu os 9 pontos. Mesmo faltando cinco rodadas, Osvaldo Cruz, com 3 pontos, e Presidente Prudente, com 1, só cumprirão tabela.

Porém, o VOCEM poderá ser o primeiro classificado para a próxima fase e ainda retomar a liderança do Grupo 1 já na próxima rodada. Se o time mariano vencer o já eliminado Presidente Prudente, chegará aos 23 pontos e garantirá, de maneira antecipada, uma vaga na segunda fase. Mas para que isso ocorra, o Esquadrão da Fé dependerá de um tropeço do Assisense em Tupã, fora de casa, no sábado à tarde.

Se perder, o Assisense se mantém com 11 pontos e não tem mais condições de alcançar o rival da cidade, mas ainda pode sonhar com a vaga, desde que conte com sucessivos tropeços de Grêmio Prudente ou Tupã. Ou seja: a próxima rodada será decisiva para os dois times de Assis. Um pode garantir a vaga e outro pode se despedir da competição.

Como a Santacruzense irá a Presidente Prudente no sábado à tarde enfrentar o Grêmio Prudente, o VOCEM pode retomar a liderança do grupo caso o time prudentino saia vitorioso ou até mesmo fique no empate. Praticamente cumprindo tabela, Osvaldo Cruz e Elosport abrem a rodada na sexta-feira à noite no estádio Breno do Val, em Osvaldo Cruz.

Fonte: Jornal da Segunda
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: