domingo, 9 de julho de 2017

VOCEM 2x1 Presidente Prudente: Fechando a conta!

(Foto: Divulgação)
Mesmo desfalcado, o VOCEM fez valer o fator casa e encerrou sua participação na 1ª fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão com vitória de virada (2x1) sobre o Presidente Prudente FC no Tonicão. Com o resultado o Esquadrão da Fé manteve sua invencibilidade em Assis (onde não perde desde 2015) e confirmou a melhor campanha na classificação geral, focando suas atenções agora na próxima etapa do estadual.

O jogo:

Com uma equipe totalmente desfigurada devido as contusões de Léo Soler, Marlos, Dieguinho e Gllawcyo, além das suspensões de Neto, Jé, Alan, Ignácio, Salmo e Higor, a comissão técnica mariana aproveitou a ocasião para realizar alguns testes no duelo contra o PPFC. Assim, atletas que não vinham jogando com regularidade ganharam uma chance de mostrar serviço, casos do goleiro Thiago e do zagueiro Maike (figurinhas carimbadas nas primeiras rodadas) ou do lateral-esquerdo Henrique e do meia Vinicius (que chegaram ao clube recentemente). No banco, o técnico Paulo César Santos também deu oportunidade aos garotos João Paulo, Matheus Ribeiro e Jonas, pratas-da-casa que ainda não haviam atuado entre os profissionais.

Apesar da promoção organizada pela diretoria bordô e branca, que prometia sortear uma moto 0km se pelo menos dois mil torcedores comparecessem ao jogo, o público no Tonicão foi discreto, com pouco mais de 800 pagantes. A falta de entusiasmo se refletiu dentro de campo, com os vocemistas iniciando o confronto sem a mesma intensidade característica da equipe. Já eliminado, o PPFC jogava tranquilamente, ganhando campo de forma gradativa e se apoiando principalmente na bola parada.  

A arbitragem de Rafael Emilio Acerra, que havia apitado a partida entre VOCEM x Assisense no 1º turno, também irritava bastante os marianos. Amarrando o jogo com a marcação de seguidas faltas, ele não demonstrava o mesmo critério em lances semelhantes do adversário. Entretanto, orientado pelo auxiliar Diego Morelli de Oliveira, o juiz acertou em cheio ao expulsar o lateral Anderson, aos 27 minutos, após agressão pelas costas em Willyam Martins com o duelo paralisado.

Com um homem a menos a expectativa da torcida era de que o Esquadrão da Fé se lançasse à frente. Porém, demonstrando a mesma paciência de sempre, os comandados de PC Santos seguiam valorizando a posse de bola, esperando o momento certo para atacar. As melhores oportunidades surgiram com o estreante Vinicius, que sentiu a falta de entrosamento com os companheiros, mas levou perigo em chutes rasteiros de fora da área.

O castigo viria aos 44 minutos da 1ª etapa, quando o Tricolor da Vila Industrial abriu a contagem em uma bobeada da defesa mariana. Após cruzamento na área, o goleiro Thiago saiu mal e Guilherme Piza acabou marcando contra no chute de Higor. A desvantagem no placar foi a senha para que a conhecida "turma do amendoim" começasse a reclamar nas arquibancadas, embora o burburinho rapidamente fosse abafado pelo grito dos fiéis que prontamente seguiram apoiando. 

E a recompensa viria na volta do intervalo: com a entrada do atacante Leonardo na vaga do volante Raul, o VOCEM ganhou força no campo ofensivo, encurralando a equipe de Prudente. Aos 9 minutos, após boa troca de passes, Henrique se aproveitou de jogada pela linha de fundo e surgiu na área como elemento surpresa para igualar o marcador.

Sem perder o pique, o clube mariano seguiu em busca da virada. Sentindo o momento favorável, PC Santos resolveu abrir de vez sua equipe, primeiro com a entrada do atacante Matheus Gomes no lugar de Hugo Leonardo (que apesar de ser lateral de origem, atuava improvisado no meio). Posteriormente foi a vez de Jonas ganhar uma chance substituindo Lucas Evangelista. Único atleta nascido em Assis no atual plantel vocemista, o pequenino meia-atacante recebeu o apoio da torcida e rapidamente incendiou o jogo com boas arrancadas pela ponta-esquerda. Em um de seus primeiros lances, ele quase foi as redes, parando na intervenção de sorte do goleiro Rodrigo.

Pouco depois, em cobrança de escanteio, foi a vez do capitão Guilherme Piza ganhar pelo alto e testar para às redes, assegurando a virada aos 30 minutos do 2º tempo. Sinônimo da garra bordô e branca, o zagueiro vibrou muito na comemoração, fazendo questão de correr até o banco para celebrar com os companheiros e a torcida. Uma recompensa para àqueles que não deixaram de acreditar na capacidade desse grupo, que já provou ser capaz de se superar inúmeras vezes ao longo dessa 1ª fase.

Com o resultado, o VOCEM chegou aos 29 pontos na liderança do Grupo 1, abrindo 10 de vantagem em relação ao América (que se classificou no 2º lugar da chave). Conforme define o regulamento do torneio, "para a comparação da pontuação dos clubes de grupos com número de componentes diferentes será aplicada a média aritmética, nos grupos de menos componentes, obtida através da divisão do total de pontos ganhos do clube, pelo total de pontos possíveis em um grupo com o maior número de componentes". Assim, o Esquadrão da Fé garantiu também a melhor campanha geral da 1ª fase com aproveitamento de 80,6% (quem mais se aproximou disso foi o São José, no Grupo 4, com aproveitamento de 72,2%).

O time agora concentra suas atenções na 2ª fase da competição, que terá seu chaveamente definido por sorteio em um Conselho Técnico programado para segunda-feira na sede da Federação Paulista de Futebol. Ao todo, 16 times, os quatro melhores de cada chave, participarão da reunião. Após esta nova fase de grupos, o campeonato entrará nas quartas-de-final em formato de mata-mata. Apenas o campeão e o vice sobem para a A3 de 2018.

- Clique aqui e confira a súmula da partida
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: