domingo, 6 de agosto de 2017

VOCEM 2x1 EC São Bernardo: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

(Foto: Facebook / EC São Bernardo)
Se por algum instante a fé do torcedor mariano oscilou nos últimos dias, o VOCEM provou neste final de semana que sempre vale a pena acreditar! Em duelo emocionante válido pela 2ª fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Esquadrão da Fé saiu atrás do placar contra o São Bernardo, mas em dois minutos mágicos chegou a virada com gols de Dieguinho e Robinho, mostrando-se mais uma vez impiedoso como anfitrião. Invicto desde a última temporada em Assis, o time chegou a 18 vitórias e 3 empates em seus últimos 21 jogos no Tonicão, recuperando de quebra um lugar na zona de classificação de sua chave.

O jogo:

Sem poder contar com o zagueiro e capitão Guilherme Piza devido a uma lesão, o técnico Paulo César Santos armou seu sistema defensivo com Pirya e Alan no miolo central, reforçando a marcação pelas laterais com Jé e Henrique. No meio a linha de proteção manteve Hebert e Yuri, tendo Salmo como novidade no lugar do suspenso Higor. Já na frente Vinicius ficou responsável pela criação, enquanto Dieguinho e Robinho formavam uma dupla de ataque rápida e letal. Aguardado como novidade, Léo Torres voltou a sentir uma lesão durante os treinamentos da semana, seguindo no departamento médico sem estrear.

Mantendo a mesma base que havia vencido o VOCEM na semana anterior (a única exceção foi a entrada do centroavante Pedro no lugar de Romário), o Bernô iniciou o duelo em Assis apresentando uma postura mais defensiva. Embora tivesse como alternativa contragolpes pelas pontas com os velozes Eric e Bessa, a equipe do ABC paulista revelou-se mais preocupada em catimbar o jogo no Tonicão, fazendo cera desde os primeiros minutos.

Sem se desesperar o Esquadrão da Fé tomou a iniciativa, trocando passes em busca de espaço na marcação adversária. Sem sucesso, o jeito foi arriscar em chutes de média e longa distância, mas aí entrou em cena o goleiro Wágner. Com reflexos apurados e elasticidade acima da média, o camisa 1 foi o grande destaque da etapa inicial, realizando pelo menos três intervenções salvadoras. Do outro lado Neto pouco trabalhou, porém, esbanjou segurança sempre que exigido.

Aos 36 minutos o futebol ficou de lado e o tempo fechou quando o banco do São Bernardo tentou intimidar o ala Henrique após uma dividida na lateral do gramado. Na confusão o suplente Alan foi expulso, assim como o treinador Ricardo Costa, que proferiu várias ofensas ao atleta mariano. Tentando defender seu pupilo, PC Santos encarou o companheiro de profissão e também acabou indo mais cedo para o chuveiro.

(Foto: Facebook / EC São Bernardo)
Na volta do intervalo, com Marlos no lugar de Salmo, os vocemistas mostraram-se mais soltos, embora o clima continuasse quente dentro das quatro linhas. Se na 1ª etapa apenas Henrique havia recebido cartão amarelo, ao longo dos 45 minutos finais seriam outras cinco advertências para o lado bordô e branco, incluindo Yuri, Robinho, Alan, Jé e Dieguinho. A tensão transbordou inclusive para arquibancada, onde alguns torcedores chegaram a discutir de forma mais áspera, embora a turma do "deixa-disso" rapidamente tenha sanado o problema.

O Esquadrão da Fé decidiu se lançar de vez ao ataque aos 16 minutos, quando o atacante Matheus Gomes recebeu uma chance no lugar de Vinicius. No entanto, três minutos depois veio o castigo: após cruzamento na área o zagueiro Alan não conseguiu cortar e Bessa se aproveitou do vacilo para fuzilar o goleiro Neto. Parecia o fim de uma longa invencibilidade no Tonicão, mas não houve sequer tempo para lamentações.

Aos 35 minutos, em cruzamento da esquerda, Dieguinho bateu de primeira com estilo para superar o arqueiro Wagner. A bola já havia ultrapassado a linha depois de tocar o travessão, mas por via das dúvidas Matheus Gomes cumprimentou de cabeça para as redes. A exemplo do que já havia ocorrido diante da Francana, dividir gols é com essa dupla mesmo!

Em seguida, aos 37, foi a vez do predestinado Robinho receber passe em profundidade pelo meio, contando ainda com a ajuda do morrinho artilheiro na finalização, para assegurar a virada bordô e branca no Tonicão. Êxtase nas arquibancadas com um tento que quase levou abaixo o alambrado do estádio.

Com muita garra e determinação o VOCEM continuou sobrando em campo, intimidando seu rival com uma dose cavalar de disposição. Assustado, o São Bernardo passou a apelar, perdendo o zagueiro Raphael por cartão vermelho após agressão fora do lance em Matheus Gomes. Com um homem a mais o time de Assis seguiu pressionando, desperdiçando algumas chances de liquidar a fatura com o terceiro gol.

Na ânsia de compensar, a arbitragem ainda expulsaria Dieguinho restando 5 minutos para o apito final, alegando cera por parte do atleta mariano. Contudo, naquela altura pouco importava. Administrando sua vantagem, os vocemistas apenas tocaram a bola enquanto aguardavam pelo apito final. Porém, a confusão se estendeu e a troca de empurrões entre jogadores no meio do gramado se arrastou até os vestiários, sendo necessária a intervenção da Polícia Militar. 

Após quatro rodadas nessa 2ª fase o Esquadrão da Fé tem os mesmos 7 pontos que o EC São Bernardo na liderança do Grupo 7, embora leve desvantagem nos critérios de desempate. Logo atrás estão Francana e Osvaldo Cruz, com 4. No próximo domingo (13/08), às 10 horas, o clube mariano viaja até Franca para encarar a equipe local no estádio José Lancha Filho, encerrando sua participação nessa etapa do estadual frente ao Osvaldo Cruz, dia 20/08, em Assis.

- Clique aqui e confira a súmula da partida
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: